Justiça erra e envia informações confidenciais a criminosos nos EUA
Centenas de criminosos, fugitivos e pessoas que enfrentam acusações no Estado do Colorado, nos Estados Unidos, receberam por erro cartas com informações judiciais confidenciais sobre seus casos. Entre as informações distribuídas estavam as ordens de detenção e a lista de testemunhas de cada detento. A Administração da Corte Estadual do Colorado estima que, ao todo, foram […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Centenas de criminosos, fugitivos e pessoas que enfrentam acusações no Estado do Colorado, nos Estados Unidos, receberam por erro cartas com informações judiciais confidenciais sobre seus casos. Entre as informações distribuídas estavam as ordens de detenção e a lista de testemunhas de cada detento.
A Administração da Corte Estadual do Colorado estima que, ao todo, foram enviadas cartas com essas informações a 1.500 acusados de crimes devido a um erro do sistema de computadores.
O promotor George Brauchler, do 18º Distrito Judicial, afirmou que, embora o problema já tenha sido corrigido, as consequências foram muito graves. Ele citou como exemplo o caso de dois homens acusados de abuso sexual de menores que fugiram do país ao receberem as informações enviadas por erro.
Em outro caso, quando o xerife e policiais chegaram na casa de um fugitivo para prendê-lo, o homem já os esperava porque havia sido avisado pela carta de que seria preso.
Investigações posteriores determinaram que em quase 100 casos desse distrito, no sudeste de Denver, os acusados ou foragidos já sabiam que um juiz havia decretado suas prisões.
Os piores casos, porém, foram aqueles que envolveram o envio de nomes e endereços de vítimas, testemunhas e denunciantes.
“Vai ser incrivelmente improvável fazer Justiça nesses casos particulares”, destacou o promotor.
O problema aparentemente surgiu quando uma atualização do programa de computação usado pelos juízes para decretar ordens de prisão marcou automaticamente a opção de enviar cartas aos acusados com informações sobre seus casos. Os magistrados podem desmarcar essa opção, mas muitos não perceberam o erro.
Segundo a Administração da Corte Estadual do Colorado, o programa que causou o problema já foi modificado, e as opções de envio de informação já não são automaticamente preenchidas.
As autoridades implementaram um plano conjunto em nível estadual para proteger vítimas, denunciantes e testemunhas.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com Natal batendo à porta, ceias prontas podem ser solução na correria de fim de ano em Campo Grande
Padarias, restaurantes e até supermercados vendem ceias prontas. Entre as opções, estão a ceia na caixa e a lowcarb
Jorge e Mateus excluem MS da turnê de despedida e dupla poderá sair de cena sem se apresentar no Estado
Dupla Jorge e Mateus divulgou lista de shows da última turnê antes da pausa na carreira e MS ficou de fora, para a decepção dos fãs
Com venda de quadrinhos, jogos e troca de figurinhas, evento reúne público geek em Campo Grande
Super-Feira da Banca Modular é especial de Natal, com opções para fãs de cultura nerd
Ong indígena afirma que morte de rezador em MS foi por intolerância religiosa
Crime aconteceu na Aldeia Pirakuá, em Bela Vista na quinta-feira (12)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.