Considerado um dos maiores traficantes de drogas do mundo, Joaquín Archivaldo Gusmán Loera, o famoso ‘El Chapo', será julgado nesta segunda-feira (5), em Nova York, nos Estados Unidos.

O mexicano responde pelos crimes de assassinato, lavagem de dinheiro, sequestros, narcotráfico e conspiração. Se condenado, El Chapo poderá pegar prisão perpétua.

A imprensa internacional informou que El Chapo é mantido em uma cela solitária, o que, segundo seus advogados, causa transtornos e instabilidade psicológica. Entretanto, a polícia norte-americana afirma ser necessário o isolamento do réu, uma vez que possui histórico de fugas antes consideradas impossíveis.

Joaquín nega ser líder do Cartel de Sinaloa, organização responsável pelo destino de parte da cocaína enviada para os Estados Unidos.

El Chapo

Mexicano, Joaquín Archivaldo Gusmán Loera é conhecido por liderar o Cartel de Sinaloa. Estima-se que tenha entre 61 e 63 anos, mas ninguém sabe ao certo sua idade, devido a diferentes datas constantes nos mais diversos documentos.

Ele está preso desde 2007, no Manhattan Correctional e acredita-se que seu processo tenha cerca de 15 mil páginas.

Sua prisão envolveu autoridades dos Estados Unidos e da sua terra natal, . Quando preso, foi extraditado aos Estados Unidos para que respondesse pelos crimes.