Mundo

Índia inaugura maior estátua do mundo em homenagem a líder político

A maior estátua do mundo será inaugurada na Índia nesta quarta-feira (31). Apelidada de “Estátua da Unidade”, o monumento tem 182 metros e serve como tributo ao político Sardar Vallabhbhai Patel. Revestida de bronze, o custo da estátua é estimado em R$ 1,5 bilhão. Segundo a BBC, o homenageado é responsável por ter unido estados rivais […]

João Victor Reis Publicado em 29/10/2018, às 18h05 - Atualizado às 18h06

None

A maior estátua do mundo será inaugurada na Índia nesta quarta-feira (31). Apelidada de “Estátua da Unidade”, o monumento tem 182 metros e serve como tributo ao político Sardar Vallabhbhai Patel. Revestida de bronze, o custo da estátua é estimado em R$ 1,5 bilhão.

Segundo a BBC, o homenageado é responsável por ter unido estados rivais do país e formado a União Indiana após a Independência. Recentemente, Patel tornou-se um ícone da direita para os nacionalistas hindus.

O orçamento da estátua tem recebido críticas de alguns indianos por ser alto demais. Além disso, ambientalistas estão preocupados com o impacto do projeto na biodiversidade local. A construção da estátua avançou sobre um rio local e uma área de reserva ambiental.

A estátua de Patel supera facilmente outras gigantes ao redor do mundo. Por exemplo, os 153 metros do “Buda do Templo da Primavera” (China), os 93 metros da Estátua da Liberdade (EUA) e os 30 metros do Cristo Redentor (Brasil).

Jornal Midiamax