Ex-presidente da Coréia do Sul é presa por corrupção
Park Geun-hye foi condenado a 24 anos de prisão por suborno, abuso de poder e coerção
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Park Geun-hye foi condenado a 24 anos de prisão por suborno, abuso de poder e coerção
Nesta sexta-feira (6), a ex-presidente da Coréia do Sul, Park Geun-hye foi condenada por um tribunal de Seul a 24 anos de prisão por seu envolvimento no caso de corrupção da “Rasputina”, que acabou em sua cassação de janeiro de 2017. Ela foi considerada culpada por 16 das 18 acusações de abuso de poder, suborno e coerção, e ainda foi multada em US$ 17 milhões, mas a defesa deve recorrer.
De acordo com o G1, a sentença, que foi transmitida ao vivo pela TV, levou em consideração a que a ex-presidente e sua amiga Choi Soon-sil conhecida como “Rasputina”, criaram um esquema para extorquir dinheiro de grandes empresas, como a Samsung, Hyundai e Lotte.
Park não ouviu do tribunal a leitura da sentença. A ex-presidente e seus advogados se recusaram a participar depois que a corte decidiu que a transmissão seria ao vivo – foi a primeira vez que isso aconteceu após uma lei aprovada no ano passado permitindo esse tipo de divulgação. Apoiadores de Park se reuniram fora do tribunal para acompanhar a leitura da sentença e pedir a liberação da ex-presidente.
“A presidente abusou do poder que foi dado a ela pelos cidadãos”, afirmou o juiz, que ressaltou ainda que sua sentença era necessária para se mandar uma mensagem para os próximos governantes do país. A procuradoria havia pedido 30 anos de prisão, de acordo com a CNN.
Ainda de acordo com o G1, a queda da ex-presidente começou em meados de 2016 quando foi revelado que sua melhor amiga, Choi Soon-sil, que nunca ocupou nenhum cargo oficial, aproveitou sua influência para obter milhões de dólares de grandes empresas sul-coreanas.
O escândalo levou a Assembleia Nacional a destituir a presidente em dezembro daquele ano, o que acabou com a imunidade de Park e abriu caminho para uma investigação. Depois que o Tribunal Constitucional confirmou o impeachment em 10 de março de 2017, a Procuradoria interrogou a ex-presidente e solicitou sua prisão, porque considerava Park uma cúmplice de Choi. A ex-presidente nega todas as acusações e afirma que Choi traiu sua confiança.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.