A Direção Antinarcóticos da Colômbia (Diran), responsável por impedir o tráfico de entorpecentes no país, apreendeu nesta quinta-feira (21) quatorze camisas da seleção do país carregadas com cloridrato de cocaína, a forma pura da droga.
As camisas, que estavam camufladas em meio a roupas comuns, seriam levadas da capital da Colômbia, Bogotá, até Groninga, na Holanda. Cada peça continha aproximadamente 5 kg da substância em sua propriedade solúvel e os responsáveis pelo transporte ainda não foram identificados.
Conforme publicação feita pela própria Diran, o fato entristece o clima de copa em que se encontra o país, uma vez que aproveitaram-se da festividade para cometerem o crime. “Observamos com tristeza que camisas que despertam tanta alegria em um país, que vive e sente a Copa do Mundo, sejam contaminadas com a substância”, divulgou o órgão.
Ao observarem a bagagem endereçada à Holanda, os policiais de combate ao tráfico desconfiaram e decidiram verificar o material, que saiu da cidade de Barranquilla, e passava por conexão no Aeroporto Internacional de El Dorado em Bogotá.
Com a chegada da encomenda ao destino final, os recebedores iriam sujeita-la a procedimento químico para extrair o cloridrato de cocaína impregnado ao tecido.