Bolonha oferece recompensa para quem andar de bicicleta ou transporte público

A cidade italiana Bolonha criou sistema de recompensa para cidadãos que aderirem à bicicleta e ao transporte público para se locomoverem. A ideia é conter a poluição pela emissão de gases causadores do efeito estufa. Em troca, quem aderir a ideia pode ganhar brindes como cerveja, ingressos de cinema e sorvete. Segundo a BBC, os registro […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A cidade italiana Bolonha criou sistema de recompensa para cidadãos que aderirem à bicicleta e ao transporte público para se locomoverem. A ideia é conter a poluição pela emissão de gases causadores do efeito estufa. Em troca, quem aderir a ideia pode ganhar brindes como cerveja, ingressos de cinema e sorvete.

Segundo a BBC, os registro de atividade são realizados por um aplicativo chamado Bella Mossa (Bom Trabalho), desenvolvido pelo urbanista Marco Amadori. O italiano deseja atrair maior atenção para transportes ecologicamente sustentáveis.

O sistema funciona da seguinte forma: o usuário do aplicativo registra as viagens que fez para ganhar pontos. Em seguida, ele deve ir até um estabelecimento que aderiu a campanha e trocar os pontos por produtos. Até o momento, cerca de 100 estabelecimentos se registraram no aplicativo.

Para evitar trapaças, é utilizado um sistema de GPS, que rastreia a velocidade e duração da viagem. A recompensa independe da distância percorrida, mas sim pela frequência com que o usuário utilizou transportes ecológicos.

Segundo a BBC, para conseguir um sorvete, são necessário pelo menos oito viagens. O sistema funciona apenas seis meses por ano, mas apresentou ótimos resultados em 2017. O aplicativo é financiado com recursos da União Europeia e da Prefeitura de Bolonha.

Conteúdos relacionados