Bill Gates anuncia vaso sanitário sem ligação com rede de esgoto

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, apresentou nesta terça-feira (6) um novo modelo de vaso sanitário. Sem a necessidade de água nem rede de esgoto, a reinvenção utiliza produtos químicos para transformar os dejetos em fertilizantes. Em entrevista à Reuters, o empresário elogiou o livre comércio globalizado, o que segundo ele tornou possível o desenvolvimento […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, apresentou nesta terça-feira (6) um novo modelo de vaso sanitário. Sem a necessidade de água nem rede de esgoto, a reinvenção utiliza produtos químicos para transformar os dejetos em fertilizantes.

Em entrevista à Reuters, o empresário elogiou o livre comércio globalizado, o que segundo ele tornou possível o desenvolvimento do vaso sanitário. Para Gates, cada país decidirá a melhor forma de realizar a operação. “Quando falo de componentes deste vaso sanitário sendo feitos na China, outros na Tailândia, outros nos Estados Unidos, estou dizendo como é bom juntar todo esse QI para ter essa combinação”, afirmou o milionário.

Segundo o Globo, o lançamento desse sistema pode promover uma revolução global no saneamento. Para demonstrar como funciona o vaso sanitário, Gates usou como exemplo um pote com excrementos humanos. Os dejetos continham 200 trilhões de células de rotavírus, 20 bilhões de bactérias e cem mil ovos de parasitas. O sistema sanitário tecnológico esterilizou os resíduos e transformou os excrementos em algo sem riscos à saúde.

Com a adoção do sistema, Bates acredita que essa ação pode evitar 500 mil mortes de crianças para doenças como diarreia e cólera. Com a substituição dos sistemas, pode ocorrer uma economia de US$ 233 bilhões por ano em custos dessas doenças. De acordo com o bilionário, mais da metade da população mundial não possuem acesso a banheiros adequados.

A novidade foi apresentada no evento Reinvented Toilet Expo (Exposição de Toaletes Reinventados), na China. O modelo de vaso sanitário é um desenvolvimento de anos, com projetos financiados pela Fundação Bill e Melinda Gates. A nova tecnologia para banheiros já está pronta para ser comercializada.

 

Conteúdos relacionados