Adolf Hitler: a surpreendente história da amizade entre o líder nazista e a menina de origem judia
À primeira vista, a imagem de um homem abraçando uma menina sorridente remete a uma cena de felicidade. Mas, olhando mais de perto, a foto tirada em 1933 revela uma história muito mais complexa. O homem é Adolf Hitler, cujo governo nazista promoveu o assassinato de 6 milhões de judeus. E a menina é Rosa […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
À primeira vista, a imagem de um homem abraçando uma menina sorridente remete a uma cena de felicidade. Mas, olhando mais de perto, a foto tirada em 1933 revela uma história muito mais complexa. O homem é Adolf Hitler, cujo governo nazista promoveu o assassinato de 6 milhões de judeus. E a menina é Rosa Bernile Nienau, menina que à época tinha provavelmente seis anos – e cuja avó era judia.
A história publicada pela BBC onde na terça-feira, a curiosa foto dos dois, feita por Henrich Hoffmann, fotógrafo pessoal de Hitler, foi leiloada nos EUA por US$ 11,5 mil (cerca de R$ 43 mil), de acordo com a casa de leilões Alexander Historical Auctions, do Estado de Maryland.
“A foto, autografada, é um item que nunca havia sido visto pelo público”, disse o leiloeiro Bill Panagopulos ao jornal britânico Daily Mail.
“Hitler era frequentemente fotografado com crianças, para fins de propaganda (de forma a retratar Hitler como um líder amoroso com crianças). O surpreendente da foto é que parece que ele tinha uma afinidade genuína com a menina.”
“O amor de Hitler”
Foi o fato de ambos fazerem aniversário no mesmo dia – 20 de abril – que parece ter unido Hitler e Bernile, como a menina era conhecida.
Segundo o site de leilões, ela e sua mãe, Karoline, estavam junto a uma multidão que se reunira na frente da residência de Hitler nos Alpes no aniversário dele em 1933.
Acredita-se que, quando Hitler soube que a menina também fazia anos naquele dia, convidou-a e sua mãe à residência, onde as fotos foram tiradas.
Segundo relatos históricos, a menina viria a se encontrar e a se corresponder por cartas diversas vezes com o “tio Hitler”, como ela o chamava, até 1938.
Pouco tempo depois, porém, veio à tona a informação de que a mãe de Karoline era judia, fazendo com que Bernile também o fosse, sob os olhos do Estado nazista.
Hitler manteve sua amizade com a menina, a quem enviou uma cópia autografada da fotografia. “A querida (e atenciosa?) Rosa Nienau. Adolf Hitler. Munique, 16 de junho de 1933”, diz o texto. Ao que parece, mais tarde a menina agregou detalhes à foto, desenhando flores na imagem preto e branca.
Bernile escreveu a Hitler e a seu assessor, Wilhelm Bruckner, em ao menos 17 ocasiões, entre 1935 e 1938.
Até que Martin Bormann, secretário privado do líder nazista, pediu que ela interrompesse a correspondência. Hitler não gostou da interferência, segundo diria mais tarde ao fotógrafo Hoffmann. “Algumas pessoas têm um verdadeiro talento para arruinar as minhas alegrias”, Hitler teria dito a Hoffmann, segundo o livro Hitler Era Meu Amigo, escrito pelo fotógrafo.
Triste final
Hoffmann incluiu, em seu livro (publicado em 1955), uma segunda foto de Hitler e Bernile, com a legenda: “o amor de Hitler: ele ficava encantado em vê-la, até que algum intrometido descobriu que ela não era de ascendência ariana”.
Um ano depois de Martin Bormann ter rompido o contato entre o líder nazista e a menina, começou a Segunda Guerra Mundial. Quando o conflito terminou, seis anos depois, o Holocausto havia ocorrido, assassinando milhões de judeus.
Rosa Bernile Niernau não sobreviveu à guerra. Morreu de pólio aos 17 anos, em 1943, em um hospital de Munique, uma década depois de seu primeiro encontro com Hitler.
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
Delegado foi acusado de tortura e sequestro de presos
‘Firme e forte’: Lula caminha por hospital e diz que está pronto para voltar para casa
Presidente passou por cirurgias após queda
Área queimada no Pantanal em 2024 foi três vezes maior do que em 2023, aponta Cemtec
Aumento é de 220,8% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 505.525 hectares queimados
Fundação de Cultura de MS abre edital para selecionar artesãos para ministrar oficinas no Estado
As inscrições vão de 23 de dezembro a 21 de janeiro de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.