Venezuela terá eleições para governadores em 15 de outubro

Inicialmente previstas para 2016, eleições foram remarcadas 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Inicialmente previstas para 2016, eleições foram remarcadas 

As eleições regionais na Venezuela foram fixadas para o próximo dia 15 de outubro, por decisão do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), anunciou nesta segunda-feira (11) o organismo.

“As eleições de governadores” nos 23 estados do país “serão realizadas no domingo, 15 de outubro”, informou o CNE, destacando que 18,9 milhões de pessoas estão habilitadas a votar.

A campanha eleitoral ocorrerá entre 23 de setembro e 12 de outubro.

No total, há 19,8 milhões de eleitores na Venezuela, mas o Distrito Capital não vota para governador.

A Assembleia Constituinte, que dirige a Venezuela como um suprapoder e é rejeitada pela oposição, decidiu antecipar as eleições de governadores de dezembro para outubro, mas sem fixar uma data.

A princípio, a eleição estava marcada para dezembro de 2016, mas foi adiada – sem justificativa – pelo CNE, acusado pela oposição de servir ao governo do presidente Nicolás Maduro.

O presidente havia marcado a votação para dezembro de 2017.

A oposição acusa o CNE de ter forjado uma fraude nas eleições para a Constituinte, em 30 de julho, ao anunciar a participação de mais de oito milhões de venezuelanos na votação.

A coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) não apresentou candidatos à Constituinte, por considerar o órgão um instrumento de Maduro para instaurar “uma ditadura”, mas concorrerá nas eleições para governadores.

Conteúdos relacionados