Três ministros são detidos no Zimbábue, diz agência
Militares bloqueiam edifícios governamentais
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Militares bloqueiam edifícios governamentais
Três ministros do Governo do Zimbabué foram detidos nesta quarta-feira pelos militares que tomaram as ruas da capital, Harare, afirma o jornal independente “NewsDay”.
Após incursões militares em suas residências, os soldados detiveram ao ministro das Finanças, Ignatius Chombo, titular da Educação Superior, Jonathan Moyo, e de Governo Local, Obras Públicas e Habitação e comissário político a nível nacional da União Nacional Africana do Zimbábue – Frente Patriótica (ZANU-PF), Saviour Kasukuwere.
Os três fariam parte do conhecido como grupo G40, uma facção do partido que, segundo os analistas, procura expulsar aos veteranos da guerra de independência – como o vice-presidente Emmerson Mnangagwa, destituído na semana passada – para abrir caminho para primeira-dama, Grace Mugabe, ao poder.
O “NewsDay” aponta que Moyo pode ser o cérebro deste grupo, um dos vários em que se dividiu a ZANU-PF para organizar a sucessão do presidente Robert Mugabe, de 93 anos e no poder desde 1987.
A tensão no Zimbábue começou a aumentar na tarde de ontem, depois que vários tanques fossem vistos em direção a Harare, apenas no dia seguinte que o chefe das Forças Armadas, Constantine Chiwenga, advertisse que “medidas corretivas” seriam tomadas, se continuassem a saída de veteranos no partido do presidente.
A ZANU-PF respondeu afirmando que as palavras de Chiwenga sugeriam uma “conduta de traição” destinado a “incitar a insurreição e ao desafio violento da ordem constitucional”.
Mnangagwa fugiu para a África do Sul e, em comunicado, sustentou: “Em breve controlaremos as molas do poder no nosso belo partido e país”.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Menina de 4 anos tem objeto inserido no abdômen e médicos descobrem abuso e maus-tratos em Campo Grande
Em atendimento anterior, criança foi levada para o hospital com a clavícula quebrada
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.