Deslizamento ocorreu na sexta e derrubou 145 casas

O balanço das vítimas do desabamento de uma montanha de lixo no praticamente dobrou nesta segunda-feira (17). No sábado (15), os números oficiais apontavam que 15 pessoas teriam morrido. Agora já são 29, segundo a AFP (Associated France Press).

O desabamento, ocorrido nesta sexta-feira (14) em Kolonnawa, nordeste da capital Colombo, destriu 145 casas. A maioria da população da região é de origem pobre.

No momento em que o país celebrava o tradicional Ano Novo Cingalês Tamil, uma montanha de 91 metros de altura desestabilizada pelas fortes chevas e por um incêndio, desabou sobre as casas deixando um rastro de distruição.

Civis locais denunciaram o problema do acúmulo de lixo ao ar livre por váreas vezes. A montanha deveria ter o equivalente a 23 mlhões de toneladas de lixo, e todo dia receberia mais 800 toneladas.

Soldados trabalhavam na região na manhã desta segunda-feira quando encontraram um novo corpo. A contagem de desaparecidos é de sete pessoas, de acordo com a polícia.

“Continuamos as buscas, mas não temos esperança de encontrar alguém vivo nestas condições”,  afirmou o porta-voz do exército Roshan Seneviratne.

Cerca de 1,7 mil pessoas foram transferidas temporariamente pelas autoridades para escolas próximas, a espera de uma solução. O local recebeu reforços de soldados, para evitar saques e roubos de materiais das vítimas.

(com supervisão de Evelin Cáceres)