Merkel rejeita novas eleições e espera formar governo rapidamente
Apostou em uma nova rodada de conversas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Apostou em uma nova rodada de conversas
A chanceler alemã, Angela Merkel, rejeitou neste sábado (25) a opção de realizar novas eleições, apostou em uma nova rodada de conversas entre os partidos na próxima semana e disse esperar formar um governo “rapidamente”. A informação é da Agência EFE.
As declarações foram feitas por Merkel ao discursar no congresso regional de seu partido, a União Democrata-Cristã (CDU), no estado federado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental.
“Eu não estou absolutamente convencida de que, se não podemos fazer nada sobre o resultado (das eleições), deveríamos pedir às pessoas que votem novamente”, afirmou.
A chanceler fez assim referência às três opções que surgiram após o fracasso das negociações de seu bloco conservador com os partidos liberais e verdes para formar uma coalizão de governo, após os resultados das eleições de 24 de setembro.
A repetição das eleições é uma das opções, mas também seria factível um governo em minoria dos conservadores (sem precedentes na Alemanha e que também não satisfaz a chanceler) e uma reedição da grande coalizão de conservadores e sociais-democratas que governou o país na legislatura anterior.
O Partido Social-Democrata (SPD), no entanto, descartou essa última opção após as eleições, nas quais teve os piores resultados em um pleito geral desde 1949, e anunciou sua mudança à oposição.
O presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, pediu ao SPD que repensasse a posição após o fracasso das negociações. Está previsto, na próxima quinta-feira (30) um encontro entre o líder social-democrata, Martin Schulz, e Merkel.
“Claro que não sei como vai evoluir a questão nos próximos dias”, reconheceu a chanceler perante seus correligionários democratas-cristãos, destacando que “seria bom que fosse possível chegar a um governo rapidamente”
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Mulher é presa ao tentar entrar em presídio de Corumbá com maconha escondida na calcinha
Suspeita disse que levaria a droga para o marido e que ele repassaria o entorpecente para outro detento
Com mais de 70% da população adulta acima do peso, demanda por cirurgias bariátricas cresce em MS
Até setembro de 2024, Campo Grande registrou 112 cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.