Facebook vai ‘esconder’ posts de ‘spammers’, pessoas que publicam demais

Objetivo é tornar Feed de Notícias mais informativo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Objetivo é tornar Feed de Notícias mais informativo

Facebook anunciou nesta sexta-feira (30) que passará a exibir menos as publicações de pessoas que usam a rede social para compartilhar muitos posts por dia, os chamados “spammers”.

Do ponto de vista técnico, os posts de um usuário desses perderão relevância, segundo os critérios de ranqueamento do Facebook. Com isso, ficarão longe do topo do Feed de Notícias.
De acordo com Adam Mosseri, vice-presidente da rede social, o Facebook realizou pesquisas que mostra que os links compartilhados por esses usuários “tendem a incluir conteúdo de baixa qualidade, como títulos caça-cliques, sensacionalismo e desinformação”.

A mudança, afirma Mosseri, tem o objetivo de tonar o Feed de Notícias mais informativo. “Queremos reduzir a influência desses ‘spammers’ e diminuir a relevância dos links que eles compartilham com mais frequência do que normalmente a maioria das pessoas compartilha”, afirmou.

A ação do Facebook diz respeito apenas a pessoas que compartilham grandes quantidades de links, ou seja, exclui a publicação de páginas, fotos, atualizações de status e até de check-ins em lugares.

Segundo o Facebook, essa nova diretriz não deve atrapalhar a distribuição de conteúdo para a “maioria dos produtores”. Mas não descarta que alguns devem sentir impacto na audiência.
Mosseri diz que deve afetar “aqueles que têm uma distribuição significativa a partir de pessoas que rotineiramente compartilham grandes quantidades de postagens públicas por dia podem ver uma redução na distribuição desses links específicos”.

Mudanças no feed

Essa não é a primeira mudança realizada pelo Facebook em seu Feed de Notícias. No ano passado, a rede social alterou o ranqueamento das publicações, para exibir no topo o que amigos e familiares compartilham e depois o que é produzido por páginas.

Facebook vai 'esconder' posts de 'spammers', pessoas que publicam demais

À época, Mosseri afirmou que a rede social promoveu essa mudança para os usuários não terem de rolar muito a página até começar a ver o que seus conhecidos compartilhavam.

O Facebook havia definido ainda que as publicações com maior peso, depois das de pessoas próximas, seriam as informativas. Publicações de entretenimento viriam na sequência.