Facebook lucra 71% a mais no segundo trimestre
3,89 bilhões de dólares
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
3,89 bilhões de dólares
O Facebook se beneficiou com o grande aumento da demanda publicitária na Internet, ampliando em 71% seus lucros no segundo trimestre, que chegaram a 3,89 bilhões de dólares (12,2 bilhões de reais). A plataforma social obteve uma receita de 9,32 bilhões de dólares (29,2 bilhões de reais), 45% a mais que no mesmo período do ano passado. Seu aumento no volume de negócios é o dobro do registrado pelo Google, seu grande rival no campo publicitário.
Assim como o conglomerado Alphabet, o Facebook está lutando para ficar com a maior fatia dos investimentos feitos pelos anunciantes em conteúdo audiovisual. Trata-se de um mercado que está crescendo ao ritmo de 20% ao ano. A empresa de tecnologia do Vale do Silício já está negociando com companhias de mídia e grupos de entretenimento para adquirir ou produzir conteúdo original e, com isso, diversificar suas fontes de receita.
O Facebook já vem alertando há algum tempo os investidores de que sua principal fonte de caixa está moderando seu crescimento. É o caso do News Feed. A plataforma social comandada por Mark Zuckerberg conta atualmente com 2,01 bilhões de usuários mensais ativos − um aumento anual de 17%. Desse total, 1,32 bilhão usam o aplicativo diariamente. Além disso, a empresa tem 700 milhões de usuários no Instagram.
As ações do Facebook valorizaram 40% neste ano e são negociadas a 165 dólares. A empresa, com um valor de mercado de quase 477 bilhões de dólares (1,49 trilhão de reais), está ao mesmo tempo aumentando os investimentos de capital na construção de centros de dados que deem apoio a seu ecossistema, que inclui os aplicativos Messenger e WhatsApp, cada um com mais de 1,2 bilhão de usuários.
Os investidores seguem bem de perto a evolução dos gastos. Os custos cresceram 33% em relação ao segundo trimestre de 2016, alcançando 1,44 bilhão de dólares (4,52 bilhões de reais). Entretanto, esses custos têm subido num ritmo menor que a receita, embora esse ritmo deva aumentar até o final do ano. O Facebook conta neste momento com 35 bilhões de dólares em efetivo (110 bilhões de reais) para gastar e conter a ameaça de rivais como Twitter e Snapchat.
Os analistas opinam, com base nesses resultados, que dificilmente isso seria um obstáculo para que o Facebook continue crescendo. O envolvimento dos usuários chega ao ponto do vício. Os analistas destacam também que 15 milhões de empresas já têm perfil no Instagram. Além disso, não há barreiras regulatórias que o impeçam de transferir seu domínio para empresas que venha a adquirir, como fez com o WhatsApp.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
EUA ajudarão a recuperar último navio escravista a chegar ao Brasil
Embarcação está naufragada desde 1852 em Angra dos Reis
Agora: Carreta atropela ciclista em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Ainda não há detalhes da dinâmica do acidente, nem estado de saúde da vítima.
Lula permanece com dreno na cabeça, mas está “lúcido, orientado e conversando”, diz boletim médico
Lula continua em tratamento intensivo no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo
Plano vaza e polícia impede fuga em massa planejada pelo PCC em penitenciária paraguaia
Nos pavilhões foram encontradas ferramentas caseiras e facas, que foram apreendidas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.