EUA envia submarino à costa da Coreia sob risco de novo teste nuclear

Coreia do Norte comemora aniversário do Exército com uso de artilharia pesada

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Coreia do Norte comemora aniversário do Exército com uso de artilharia pesada

Além do porta-aviões USS Carl Vinson, os Estados Unidos da América enviaram nesta terça-feira (25) um submarino nuclear para as águas próximas à península da Coreia do Norte, em clara reação às atividades nucleares do país norte-coreano.

O submarino USS Michigan chegou nesta terça ao porto de Busan, na Coreia do Sul, de acordo com o porta-voz de Defesa de Seul, capital da península sul da Coreia.

“O submarino dedicará o dia a trabalhos de provisão e logística antes de se unir às manobras que o Carl Vinson que a marinha sul-coreana prevê realizar no final de semana no Mar do Leste [nome que se a dá na Coreia ao Mar de Japão]”, afirmou o porta-voz.

Nesta terça-feira, se comemora o 85º aniversário do exército norte-coreano. Neste dia, a Coreia do Norte planeja para a data utilizar entre 300 a 400 peças de artilharia pesada em sua costa oriental, como ato comemorativo.

Fotografias tiradas recentemente por satélite mostram atividade no centro de testes atômicos de Punggye-ri, no nordeste do país asiático, que há dez dias exibiu em um grande desfile militar o que parecem ser novo mísseis balísticos intercontinentais. 

Especialistas acreditam que podem haver novos testes nucleares no país ainda nesta terça, também como ato de festejo e demonstração de força aos Estados Unidos.

“Se os EUA e os belicistas realizarem um ataque preventivo imprudente, faremos o mais brutal dos castigos”, clamou hoje mesmo um editorial do “Rodong Sinmun”, principal jornal do regime.

Conteúdos relacionados