EUA envia submarino à costa da Coreia sob risco de novo teste nuclear

Coreia do Norte comemora aniversário do Exército com uso de artilharia pesada
| 25/04/2017
- 15:48
EUA envia submarino à costa da Coreia sob risco de novo teste nuclear

comemora aniversário do Exército com uso de artilharia pesada

Além do porta-aviões USS Carl Vinson, os Estados Unidos da América enviaram nesta terça-feira (25) um submarino nuclear para as águas próximas à península da Coreia do Norte, em clara reação às atividades nucleares do país norte-coreano.

O submarino USS Michigan chegou nesta terça ao porto de Busan, na Coreia do Sul, de acordo com o porta-voz de Defesa de Seul, capital da península sul da Coreia.

“O submarino dedicará o dia a trabalhos de provisão e logística antes de se unir às manobras que o Carl Vinson que a marinha sul-coreana prevê realizar no final de semana no Mar do Leste [nome que se a dá na Coreia ao Mar de Japão]”, afirmou o porta-voz.

Nesta terça-feira, se comemora o 85º aniversário do exército norte-coreano. Neste dia, a Coreia do Norte planeja para a data utilizar entre 300 a 400 peças de artilharia pesada em sua costa oriental, como ato comemorativo.

Fotografias tiradas recentemente por satélite mostram atividade no centro de testes atômicos de Punggye-ri, no nordeste do país asiático, que há dez dias exibiu em um grande desfile militar o que parecem ser novo mísseis balísticos intercontinentais. 

Especialistas acreditam que podem haver novos testes nucleares no país ainda nesta terça, também como ato de festejo e demonstração de força aos Estados Unidos.

“Se os EUA e os belicistas realizarem um ataque preventivo imprudente, faremos o mais brutal dos castigos”, clamou hoje mesmo um editorial do “Rodong Sinmun”, principal jornal do regime.

Veja também

Organização declara que Rússia é ameaça direta à segurança dos aliados

Últimas notícias