Emmerson Mnangagwa toma posse como presidente do Zimbábue

Emmerson Mnangagwa tomou posse como presidente interino

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Emmerson Mnangagwa tomou posse como presidente interino

Emmerson Mnangagwa tomou posse como presidente interino do Zimbábue nesta sexta-feira (24) em cerimônia realizada na capital do país, Harare.

A transição encerra oficialmente os 37 anos de Robert Mugabe como líder do país, até então o único após a independência do Reino Unido.

Mnangagwa prestou juramento por volta das 11h45, no horário de Harare (7h45 em Brasília), diante de um estádio lotado. O político foi nomeado como presidente pelo partido governista, o Zanu-PF.

Emmerson Mnangagwa toma posse como presidente do Zimbábue

 

“Eu, Emmerson Dambudzo Mnangagwa, juro que como presidente da República do Zimbábue serei leal ao Zimbábue e obedecerei, respaldarei e defenderei a Constituição e todas as outras leis do Zimbábue”, jurou.

Vários chefes de Estado de países da região, como Botsuana, Moçambique e Zâmbia, compareceram à cerimônia. A principal ausência é a de Jacob Zuma, presidente da África do Sul, que recebe oficialmente o novo líder de Angola.

Mugabe, aos 93 anos comandava o Zimbábue desde sua independência, em 1980, mas renunciou na terça-feira (21) depois que o Exército tomou o poder e o partido governista se voltou contra ele. A insurgência militar foi deflagrada algumas semanas antes, quando Mugabe demitiu Mnangagwa da vice-presidência com o objetivo de abrir caminho para sua esposa, Grace, em sua sucessão.

De acordo com o jornal estatal “The Herald”, Mnangagwa prometeu, antes de sua posse, que Robert Mugabe e a sua família terão “segurança máxima”.

“Mnangagwa conversou ontem (quinta-feira) com o presidente que deixa o poder, o camarada Robert Mugabe, e assegurou a ele e a sua família segurança máxima e bem-estar”, afirma o jornal, segundo a France Presse.

 (Foto: Mike Hutchings/Reuters)

Conteúdos relacionados