Em carta, Papa Francisco recusa convite de Temer para vir ao Brasil

Pontífice pediu que presidente evite tomar medidas contra os pobres

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Pontífice pediu que presidente evite tomar medidas contra os pobres

Um convite formal enviado pelo governo Federal para que o Papa Francisco viesse participar da celebração de 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida, no Brasil, foi recusado em carta pelo próprio líder do Vaticano nesta segunda-feira (17).

A informação foi publicada pelo jornalista Gerson Camarotti, da Globo News. Segundo a publicação, Francisco teria recebido o convite do governo ao fim de 2016. As celebrações ocorrem este ano.

Na carta, o Papa pede que o presidente Michel Temer (PMDB) evite tomar medidas que agravem a situação da população carente no Brasil, receitando que o remédio para a financeira “vai muito além da esfera meramente financeira”.

“Sei bem que a crise que o país enfrenta não é de simples solução, uma vez que tem raízes sócio-político-econômicas e não corresponde À Igreja dar uma receita concreta para algo tão complexo”, escreveu o Pontífice.

“Porém não posso deixar de pensar em tantas pessoas, sobretudo os mais pobres, que muitas vezzes se veem completamente abandonados e costumam ser aqueles que pagam o preço mais amargo e dilacerante de algumas soluções fáceis e superficiais para crises que vão muito além da esfera meramente financeira”, acrescentou.

Entretanto a recusa ao convite não teve caráter político. Francisco teria cancelado a visita ao Brasil devido a sua intensa agenda, que o impediria de visitar o país ainda este ano. 

Em setembro passado, na inauguração de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida no Vaticano, o Pontífice já havia dito que o Brasil passava por um “momento triste”. Um mês antes, Francisco enviara uma carta não oficial em apoio a Dilma Rousseff.

(com supervisão de Evelin Cáceres)

Conteúdos relacionados