Pular para o conteúdo
Mundo

Bombardeios anti-EI matam mais de cem familiares de extremistas

Entre os mortos há pelo menos 33 crianças
Arquivo -
Compartilhar

Entre os mortos há pelo menos 33 crianças

Bombardeios contra o grupo Estado Islâmico (EI) na Síria provocaram a morte de mais de 130 familiares de extremistas nas últimas 24 horas, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Estes ataques particularmente violentos, protagonizados tanto por aviões da coalizão ocidental, como russos ou do regime, ocorreram após o atentado de Manchester, que deixou 22 mortos e foi reivindicado pelo EI.

Entre os mortos há pelo menos 33 crianças, segundo fontes médicas e de segurança citadas pelo OSDH, que tem colaboradores em todo o país.

Os redutos do EI na Síria têm sido alvos de intensos ataques aéreos, poucos dias depois da reivindicação pelo grupo extremista do atentado em Manchester, na segunda-feira à noite.

De acordo com o OSDH, as famílias atingidas nesta sexta-feira “estavam refugiadas no edifício da prefeitura de Mayadin”.

Nesta cidade, próxima à fronteira com o Iraque, pelo menos 80 civis, todos familiares de extremistas, morreram na sexta-feira.

Mayadin é controlada desde 2014 pelo EI e acolheu nos últimos meses muitos deslocados procedentes de Iraque e Raqa, capital de fato do EI na Síria.

Raqa e Mossul, último grande reduto de extremistas no Iraque, são alvos de ofensivas das forças locais, apoiadas pela coalizão internacional comandada por Washington.

Nas palavras de seu porta-voz, Eric Pahon, o Pentágono imediatamente reagiu afirmando que a coalizão realizou ataques nesta quinta e sexta-feira em Mayadin e Bukamal, e que “examina” os resultados.

Embora o exército americano afirme que toma todas as precauções necessárias para evitar matar inocentes, a ONU pediu nesta sexta “às forças aéreas de todos os Estados” que intervêm na Síria a distinguir melhor entre “os civis e os alvos militares”, lembrando que os extremistas se misturam com a população das cidades sob seu poder.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, a coalizão internacional realizou entre 23 de abril e 23 de maio seus ataques aéreos mais mortais contra civis em um período de um mês na Síria.

No centro do país foram as forças russas e sírias que mataram pelo menos 16 civis na aldeia de Uqayribat, segundo o OSDH.

– Damasco e Palmira religados –

No começo de abril, o presidente americano, Donald Trump, prometeu destruir o EI e “proteger a civilização”.

Em 20 de maio, o secretário de Defesa americano, Jim Mattis, declarou que a administração Trump havia ordenado uma “campanha de aniquilação” dos extremistas no Iraque e Síria, para minimizar o número de combatentes estrangeiros que retornam para casa.

Isto significa que as forças da coalizão “cercam” agora as posições do EI antes de atacá-las, para que os combatentes extremistas não consigam fugir e se reagrupar em outro lugar.

Bombardeios anti-EI matam mais de cem familiares de extremistas

Em outra frente, o exército sírio conseguiu retomar, pela primeira vez desde 2014, a estrada que liga Damasco à antiga cidade de Palmira, depois de expulsar o EI de um extenso território no deserto, com o apoio de seu aliado russo.

“Os extremistas recuaram diante da intensidade dos ataques russos”, explicou Abdel Rahman.

Iniciada há seis anos, a guerra na Síria, que se tornou enormemente complexa com múltiplos atores e alianças, já fez mais de 320.000 mortos e milhões de deslocados.

O conflito, que começou depois que o regime de Bashar Al Assad reprimiu com violência manifestações pacíficas, tornou-se cada vez mais complexo, à medida que aumentou o número de forças envolvidas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados