Após ameaça de ‘afundar’ Japão, míssil da Coreia do Norte sobrevoa ilha

EUA classificou projétil como de médio alcance

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

EUA classificou projétil como de médio alcance

A Coreia do Norte lançou nesta quinta-feira (14) um novo míssil sobre a ilha do Japão. De acordo com a imprensa japonesa, o projétil sobrevoou a ilha de Hokkaido. Autoridades emitiram um alerta para que a população procurasse abrigo.

Esta é a segunda vez que a Coreia do Norte lança um míssil que sobrevoa o Japão. A primeira vez foi ao fim de agosto. O lançamento ocorre no mesmo dia em que o comitê de relações internacionais do país ameaçou “afundar”, com uma bomba nuclear, o arquipélago japonês.

Assim como no primeiro lançamento, o míssil não atingiu a ilha, e caiu no oceano Pacífico. O projétil permaneceu no ar por 17 minutos, sobrevoando uma extensão de 3.700 quilômetros de distância, e chegando a uma altitude de 770 quilômetros.

Em agosto, o projétil lançado alcançou uma altitude menor, de 550 quilômetros. Os EUA classificaram o míssil como de médio alcance, com uma capacidade de alcançar alvos a 4.000 quilômetros de distância.Após ameaça de 'afundar' Japão, míssil da Coreia do Norte sobrevoa ilha

O porta-voz do governo japonês, Yoshishide Suga, diz que o país condena “nos termos mais enérgicos” a medida norte-coreana. “Protestamos energicamente ante a Coreia do Norte, manifestando-lhes a ira do povo japonês e expressando nossa condenação nos termos mais enérgicos”, declarou.