Terrorista anti-islâmico planejava atacar mesquitas e sinagogas na França

Francês está detido na Ucrânia

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Francês está detido na Ucrânia

O SBU (Serviço de Segurança da Ucrânia, herdeiro da soviética KGB), havia anunciado nesta manhã a detenção de um francês suspeito de planejar atentados durante a Eurocopa 2016, na França. Mais tarde, o chefe da instituição anunciou em entrevista coletiva um detalhe que chamou a atenção de muitos: o terrorista é anti-islâmico.

O homem, que é ultranacionalista, teria alvos muçulmanos e judaicos, além de outros locais. “Os alvos eram, por estranho que pareça, uma mesquita, uma sinagoga, uma instituição de arrecadação de impostos, instalações de controle sobre as estradas e muitos outros lugares”, disse Vasyl Grischak, que comanda o SBU.

De acordo com a agência Efe, o preso teria planejado cerca de 15 atentados, durante a realização da Eurocopa. Ele teria chegado à Ucrânia para conseguir armamentos, aproveitando as tensões que ocorrem no país, entre as forças do governo local e os separatistas que defendem anexação à Rússia.

O portal português Público afirma que o suposto mentor de atentados foi identificado como Gregoire M., de 25 anos, mas que não há confirmações oficiais sobre sua identidade. Ele disse às autoridades ucranianas que não aceita a política do governo francês, que acusa de ser brando com imigrantes e com o Islamismo.

Conteúdos relacionados