Terremoto na Nova Zelândia cria muro de 4,5 metros e muda paisagem

Terremoto de magnitude 7,8 atingiu o país no mês passado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Terremoto de magnitude 7,8 atingiu o país no mês passado

O terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a Nova Zelândia causou destruição e pânico, mas também criou uma nova paisagem.

Um brusco movimento de terra produzido perto do epicentro do terremoto em Kaikoura, cerca de 965 quilômetros de Christchurch, levantou um enorme muro de 4,5 metros de altura, em meio aos campos da região.

Os cientistas da Universidade de Canterbury (UC) analisaram a área depois do terremoto de 14 de novembro e ficaram assombrados com o novo muro que havia surgid.o

A Doutora Kate Pedley, da UC, explicou que os cientistas estão tentando encontrar as rupturas ocorridas na região ao redor do epicentro original. “Talvez não sejam tão chamativas quanto as que surgiram ao norte de Kaikoura, mas trata-se de uma área de três quilômetros de largura, onde há diversas falhas e estruturas”.

Segundo ela não a região foi a que mais foi afetada. “Felizmente, nas regiões ao sul e a oeste de Waiau não ocorreram grandes mudanças. A estrutura a noroeste foi a que mais sofreu”, ela completa destacando a força do terremoto. “Os deslocamentos de rochas, os deslizamentos de terra e as depressões foram incríveis”.

A força do terremoto foi tamanha que criou uma represa no rio Leader.

O Doutor Clark Fenton, professor adjunto de engenharia biológica, explicou que visitar o terreno seria fundamental para coletar a maior quantidade possível de dados. “Identificamos deslocamentos espetaculares de falhas ao longo da Leslie Hills Road, no extremo oriental de Emu Plain.”

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados