Mundo

Terremoto de magnitude 7,2 que atingiu Nova Zelândia deixou dois mortos

País está em alerta para tsunami

Wendy Tonhati Publicado em 13/11/2016, às 18h56

None
new-zealand-earthquak_fran-13.jpg

País está em alerta para tsunami

O terremoto de magnitude 7,4 registrado às 8:02 (horário de MS) deste domingo (13), na Nova Zelândia, deixou dois mortos. A informação é do primeiro-ministro, John Key, e foi divulgada por agências internacionais de notícias. 

O abalo foi registrado a 46 quilômetros a norte-nordeste da cidade de Amberley e 93 quilômetros ao norte de Christchurch. A região ainda se recupera de um terremoto, em 2011, que matou 185 pessoas e destruiu o centro de Christchurch. A Nova Zelândia está localizada no chamado Anel de Fogo, a linha de terremotos frequentes e erupções vulcânicas.

Após o terremoto, um tsunami de 2 metros atingiu neste domingo a ilha Do Sul da Nova Zelândia. Pelo Twitter, o Ministério da Defesa Civil e Gestão de Desastres neozelandês aconselhou aos que não puderem se deslocar para longe do litoral que subam nos andares mais altos dos edifícios ou inclusive em árvores.

Neste domingo, um terremoto de 6.2 pontos de magnitude foi registrado na Argentina, 26 km ao norte de Chilecito às 11h01 (horário de MS). O abalo teve epicentro estimado a 100 km de profundidade.

Na noite do sábado (12), o Serviço Geológico dos Estados Unidos detectou outro tremor de terra no noroeste argentino, desta vez de magnitude 5,7. O epicentro foi a 24 quilômetros da cidade de Tinogasta, na província de Catamarca. 

Jornal Midiamax