Tensão entre China e Filipinas se acirra em disputa por região do Pacífico
Corte de Haia decidiu que mar ocupado pela China pertence às Filipinas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Corte de Haia decidiu que mar ocupado pela China pertence às Filipinas
A Corte Permanente de Arbitragem de Haia (Holanda), que trabalha com a promoção de acordos de paz, decidiu que os direitos históricos alegados por Pequim sobre o Mar da China Meridional “não têm base legal”. O mar no Pacífico é disputado pela China e Filipinas há décadas.
De acordo com a rede BBC, o governo chinês já havia adiantado que não reconheceria a resolução, a menos que a decisão fosse favorável. O Partido Comunista da China alega que a Corte “não tem competência” para decidir sobre o caso.
Pequim alega direitos históricos para reclamar o poder sobre 90% das águas do Mar da China Meridional e das ilhotas e recifes que fazem parte dele, em uma zona que chega a 2.000 km da costa chinesa. Os chineses chamam a região de “Linha dos Nove Pontos”.
O mar contém mais de 200 ilhas de pequena extensão, divididas em cinco grupos: Paracel, Spratly, Pratas, Macclesfield e Scarborough. Desde que a China passou a controlar um recife conhecido como “Bancos de Scarborough”, a 225 km da costa filipina, em 2013, as Filipinas apresentaram uma denúncia ao Tribunal de Haia.
Os Estados Unidos acusam Pequim de utilizar a zona para abrigar bases militares. O Tribunal de Haia considera que a China interfere em direitos históricos das Filipinas, já que parte das ilhas é habitada por pescadores filipinos.
O relatório da Corte de Haia possui 47 páginas e afirma, em um dos trechos sobre a ocupação chinesa, que “a China violou os direitos de soberania das Filipinas, a respeito de sua zona econômica exclusiva e sua plataforma continental”.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Operação apreende 238 animais criados de forma ilegal em MS
Estavam soltos em áreas do município e em seu entorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.