Mundo

Rússia utiliza base no Irã para enviar caças à Síria

É a primeira vez que russos usam base estrangeira

Norberto Liberator Publicado em 16/08/2016, às 12h06

None
russian_air_force_tupolev_tu-22m-3_beltyukov-1.jpg

É a primeira vez que russos usam base estrangeira

A Rússia usou o Irã como base para realização de ataques contra rebeldes sírios pela primeira vez, nesta terça-feira (16), durante a campanha aérea contra focos de forças contrárias ao presidente Bashar Al-Assad e grupos terroristas como o Estado Islâmico.

De acordo com a agência de notícias Reuters, os caças Tupolev-22M3 e Sukhoi-34 saíram de Moscou e pousaram em Teerã, capital iraniana, de onde partiram para a Síria. É a primeira vez que a Rússia utiliza o território de outro país como ponto de partida para investidas militares, sem contar a própria Síria.

Também é a primeira vez que o Irã autoriza o uso de seu território para operações de guerra, desde a Revolução Islâmica de 1979, que rompeu com os Estados Unidos, até então aliados da potência do Oriente Médio.

A Reuters afirma que a proximidade entre Teerã e Moscou cresceu desde que o Irã aceitou assinar acordo para frear seu programa nuclear, que havia causado grande pressão da comunidade internacional, principalmente dos EUA, UE e Onu.

Jornal Midiamax