Para testar ‘lealdade’, Facebook cria erros em app do Android

A empresa de Mark Zuckerberg conduziu testes secretos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A empresa de Mark Zuckerberg conduziu testes secretos

Anos atrás, alguns usuários do Facebook tiveram problemas para acessar o aplicativo da rede social em smartphones com sistemas operacionais Android. E o motivo foi uma série de experimentos da companhia norte-americana para testar a lealdade dos usuários.

A notícia foi divulgada pelo site The Information, que explica que a empresa de Mark Zuckerberg conduziu testes secretos “há vários anos” com um determinado público – cujos detalhes não foram especificados – para descobrir até onde ele iria para ter acesso à plataforma.

Segundo a publicação, os erros artificiais introduzidos pela própria rede social faziam parte de um “plano B” da companhia para se “preparar para a eventualidade do Facebook deixar a loja de apps Google Play [presente em smartphones com sistema Android]”, disse uma fonte familiar às ideias da empresa.

Com cerca de 1 bilhão de usuários com Android, a rede social teria seus motivos para tentar conseguir sua independência do Google.

Ainda de acordo com o site, os experimentos do Facebook aparentemente funcionaram. “As pessoas nunca pararam de voltar”, afirmou a fonte. Os erros não foram motivo suficiente para que os usuários não utilizassem a plataforma em seus celulares.

Ao contrário, eles tentaram desinstalar o aplicativo e baixá-lo de novo, procuraram novos modos de conseguir o app fora do Google Play ou ainda entraram na rede pelo próprio browser do smartphone. O Facebook não quis fazer nenhuma declaração sobre o assunto.

 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados