Ministro se encontrou com a chanceler mexicana e outras autoridades

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, , causou polêmica após uma declaração feita durante sua visita ao , onde se encontrou com autoridades locais como a chanceler Claudia Ruiz Massieu. Ele disse a ela que o alto número de mulheres no Senado mexicano é um “perigo”.

Após convite para que Massieu fosse ao Rio para as Olimpíadas, ele afirmou: “devo dizer, cara ministra, que o México, para os políticos homens no Brasil, é um perigo porque descobri que aqui quase a metade dos senadores são mulheres”.

De acordo com a agência francesa AFP, a brincadeira de Serra causou risos entre os presentes no evento. “Quero muito que você vá, mas será um perigo porque chamará a atenção para este assunto”, reafirmou o ministro.

Histórico

Não é a primeira vez que Serra é acusado de machismo por brincadeiras dirigidas a mulheres com altos postos políticos. Em dezembro do ano passado, uma piada do atual chanceler fez a então ministra da Agricultura, senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), jogar vinho em seu rosto.

Na ocasião, os dois participavam de um jantar natalino, quando Serra afirmou que Kátia seria “namoradeira”. Após o “barraco”, a peemedebista afirmou que o tucano é “infeliz e machista”.