Potenciais querem fortalecer UE com saída do Reino Unido

Os ministros de Relações Exteriores da Alemanha e da França elaboraram um documento de nove páginas intitulado “Uma Europa forte em um mundo de incertezas”, no qual eles propõem políticas europeias comuns de segurança e migração e o fortalecimento da convergência econômica.

Reconhecendo que a União Europeia (UE) está sendo “severamente” testada, Frank-Walter Steinmeier e Jean-Marc Ayrault disseram que o bloco era desafiado por uma série de crises, enquanto o crescimento econômico estava em um ritmo lento de recuperação. O trabalho no documento começou antes da votação britânica de quinta-feira, pela saída da UE.

“Nem um simples pedido por mais Europa nem uma fase de mera reflexão podem ser uma resposta adequada”, disseram os ministros no documento, cuja cópia foi vista pela Reuters.

“Para evitar a silenciosa erosão do nosso projeto europeu, temos de ser mais focados no que é essencial e em atender as expectativas concretas dos nossos cidadãos”, acrescentaram.

Os dois ministros, cujos países estão no núcleo da UE, disseram ser importante reconhecer que os membros têm apetites diferentes pelo aprofundamento da integração europeia.

“Nós temos de encontrar meios de lidar com diferentes níveis de ambição para garantirmos que a Europa entregue o melhor sobre as expectativas de todos os cidadãos europeus”, disseram os ministros.

Desta forma, eles propuseram três iniciativas: uma união de segurança europeia; um política comum de asilo e migração; e o fortalecimento do crescimento e complementação da União Monetária Econômica.