Milhares de pessoas são evacuadas nas Filipinas por tufão
Chegada do tufão Nock-Ten é prevista para este domingo
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Chegada do tufão Nock-Ten é prevista para este domingo
As autoridades filipinas evacuaram neste sábado (24) milhares de pessoas perante a prevista chegada do tufão Nock-Ten no domingo, que já obrigou o fechamento de vários portos do país, informaram veículos de imprensa locais.
Com ventos sustentados de 175 km/h e sequências de 215 km/h, o tufão, conhecido como Nina nas Filipinas, previsivelmente tocará terra na tarde do domingo e cruzará o arquipélago, de leste a oeste, durante os próximos três dias.
Segundo o último relatório do departamento meteorológico das Filipinas, o Nock-Ten intensificou sua força e espera-se que nas próximas horas alcance a categoria quatro, de um máximo de cinco, enquanto perde velocidade em sua aproximação ao país.
As autoridades declararam estado de alerta para 12 províncias, onde a passagem do tufão provocará fortes chuvas nas zonas localizadas dentro de 400 quilômetros ao redor do mesmo.
Na cidade de Camalig, na província de Albay, cerca de 26 mil pessoas serão realojadas em colégios e recintos esportivos até a noite de domingo, apontou o oficial para a redução e controle de risco de desastres, Rommel Negrete, ao jornal “The Inquirer”.
Outras 3,6 mil pessoas da cidade de Guinobatan, na mesma província, já foram evacuadas devido ao risco de inundações e deslizamentos de terra, declarou à imprensa a prefeita Gemma Ongjoco.
As autoridades também alertaram sobre uma possível alta do nível do mar, estimada em dois metros, que ameaça as localidades litorâneas de pelo menos três províncias.
Conforme a última atualização oficial, o Nock-Ten está a cerca de 390 quilômetros ao leste da oriental província de Catanduanes, na região de Bícol.
A Guarda Costeira da citada região informaou que pelo menos 5,7 mil pessoas tiveram que adiar suas viagens por mar devido ao temporal.
O tufão, que segundo o rumo atual passará perto de Manila, poderia afetar as operações do aeroporto internacional Ninoy Aquino da capital filipina, afirmou o departamento de Aviação Civil.
Entre 15 e 20 tufões passam todos os anos pelas Filipinas durante a temporada chuvosa, que começa generalmente em junho e termina em novembro.
Em novembro de 2013, o tufão Haiyan, um dos mais potentes da história a tocar terra, causou 6,3 mil mortes, deixou mais de mil desaparecidos e 14 milhões de afetados na região central das Filipinas.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Previsão indica chuvas e ventos em MS nesta sexta-feira
Monitoramento informa chance de chuva acompanhada com queda de granizo
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.