Coreia do Norte lança míssil capaz de atingir Japão e ilha norte-americana

O Musudam pode chegar à ilha de Guam, de posse dos EUA

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Musudam pode chegar à ilha de Guam, de posse dos EUA

A Coreia do Norte realizou dois testes de mísseis de médio alcance, nesta quarta-feira (22). A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

De acordo com a agência de notícias AFP, os mísseis teriam alcance de até 4 mil km e poderiam chegar aos territórios sul-coreano, japonês e de Guam, ilha norte-americana no Pacífico.

O Departamento de Estado dos EUA condenou os testes, alegando que seriam uma ‘violação flagrante’ das resoluções da ONU sobre o uso da indústria bélica pelo regime de Kim Jong-Un. O primeiro disparo ocorreu por volta das 6h em Pyongyang, 17h de terça-feira em Mato Grosso do Sul. O Ministério sul-coreano da Defesa afirma que os testes “parecem ter fracassado”.

Um segundo míssil teria percorrido cerca de 400 km, sobre o Mar do Japão. A AFP afirma, ainda, que o Musudan – nome do míssil – foi lançado em 2010, durante um desfile militar em Pyongyang. Os testes com armas nucleares realizados pelo regime da dinastia Kim têm preocupado os vizinhos do Sul há anos.

Em maio, durante um congresso do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, o único do país, Kim Jong-Un convidou o governo sul-coreano ao diálogo, mas a proposta foi recusada. Seul alegou que a proposta não era sincera, já que, no mesmo congresso, Kim reforçou que os testes nucleares devem prosseguir.

(Sob supervisão de Daiane Libero)

Conteúdos relacionados

terenos máscara