Internautas usaram as hashtags #ForaTemer e #GetOutTemer

Uma foto do presidente Michel Temer publicada na quarta-feira pela Organização das Nações Unidas (ONU) na conta da entidade no Instagram provocou uma enxurrada de comentários dos brasileiros. A grande maioria dos mais de 30.000 comentários deixados na postagem usa as hashtags #ForaTemer e sua versão em inglês – #GetOutTemer – para protestar contra o mandatário.

Ao lado da foto de Temer, a ONU publicou frases do discurso do presidente brasileiro na última terça-feira na Assembleia Geral. “O Brasil, país mais biodiverso do mundo, detentor de matriz energética das mais limpas, é uma potência ambiental que tem compromisso inequívoco com o meio ambiente.” A postagem destacou também o trecho em que Temer menciona o processo de impeachment, ao dizer que “não há democracia sem Estado de direito – sem que se apliquem a todos, inclusive aos mais poderosos.”

Outras publicações na ONU na rede social ontem não causaram nem uma fração da mobilização brasileira. A foto do ator Michael Douglas, ‘mensageiro da paz’ da organização, resultou cerca de 250 comentários.

Na terça-feira, as delegações de seis países – Equador, Bolívia, Cuba, Nicarágua, Venezuela e Costa Rica – protestaram com ausência no plenário durante o discurso do presidente brasileiro na Assembleia. A chancelaria da Costa Rica emitiu uma nota oficial sobre a decisão. “Nossa decisão, soberana e individual, de não ouvir a mensagem do senhor Michel Temer na Assembleia Geral obedece a nossa dúvida de que, ante certas atitudes e atuações, se queira dar lições sobre práticas democráticas”, diz o texto.