Tailândia divulga imagens de suspeito de atentado em Bangcoc

Vinte pessoas morreram e mais de 120 feridos no ataque

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Vinte pessoas morreram e mais de 120 feridos no ataque

A polícia tailandesa divulgou nesta terça-feira (18)  imagens do suspeito de ter provocado o atentado que deixou 20 mortos na cidade e mais de 120 feridos no centro de Bangcoc, na segunda-feira (17). Um vídeo mostra o momento em que o rapaz, que usava uma camiseta amarela, deixa uma mochila em um banco e foge do local.

“O rapaz de camisa amarela cara não é apenas o suspeito. Ele é o homem-bomba”, afirmou o tenente-general da polícia, Prawut Thavornsiri. No vídeo, o suspeito caminha calmamente para a atração turística com uma mochila e, em seguida, senta-se. Momentos depois, ele tira a mochila, levanta-se e sai segurando apenas um saco de plástico azul. A explosão acontece pouco tempo depois durante o horário de rush.

As autoridades tailandesas acreditam que os alvos eram os estrangeiros e que os autores pretendiam “prejudicar o turismo”, um dos poucos setores da economia tailandesa com bons resultados. Nesta terça, 23 países emitiram advertências para os cidadãos que viajarem para a Tailândia, como informou a agência EFE, citando a mídia local.

O chefe da junta militar no poder e atual primeiro-ministro, Prayut Chan-O-Cha, afirmou que o suspeito, que é procurado pela polícia, seria do nordeste do país. “Estamos procurando um homem que integraria um grupo de oposição à junta e seria natural do nordeste do país. Este ataque foi o pior cometido contra o reino e teve como alvos pessoas inocentes”, afirmou Prayut Chan-O-Cha, chefe da junta militar no poder e atual primeiro-ministro.

Entre os mortos no atentado de segunda-feira estão 11 turistas: três da China, dois de Hong Kong, um da Indonésia, Malásia e um de Cingapura, segundo a France Presse.

O ataque não foi reivindicado até esta terça-feira (18), mas as autoridades suspeitam das facções políticas rivais no reino, que é governado por uma junta militar há 15 meses.

O nordeste da Tailândia é o reduto do movimento dos Camisas Vermelhas, partidários do governo anterior, destituído em um golpe militar em maio de 2014 depois de vários meses de manifestações.

Nesta terça, um pequeno artefato explosivo foi detonado nesta terça-feira (18) perto de uma estação de metrô de Bangcoc, sem provocar vítimas. A cotação da moeda tailandesa, o baht, registrava forte queda e a Bolsa de Bangcoc operava em baixa, com os investidores preocupados com as consequências do atentado.

 

Conteúdos relacionados