Parlamento Europeu aprova plano para distribuição de refugiados

Plano prevê que 160 mil solicitantes de asilo sejam recebidos por países

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Plano prevê que 160 mil solicitantes de asilo sejam recebidos por países

O Parlamento Europeu aprovou nesta quinta-feira (10) as medidas de urgência propostas pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, para a distribuição de refugiados entre os países membros da UE, assim como a criação de um mecanismo permanente e obrigatório para o tema.

Os eurodeputados aprovaram uma resolução, não vinculante, de respaldo à distribuição de 160 mil solicitantes de asilo que entraram na Grécia, Hungria e Itália, assim como o mecanismo que instaura cotas obrigatórias para enfrentar futuras emergências.

Também defenderam a organização de uma conferência internacional reúna UE, ONU, Estados Unidos e os países árabes para tentar acabar com a crise migratória.

A resolução foi aprovada com 432 votos favoráveis, 142 contrários e 57 abstenções.

Na quarta-feira, Juncker propôs um plano para a distribuição de 160 mil solicitantes de asilo de maneira urgente e a criação de um mecanismo com cotas permanentes.

Desde o início do ano, segundo a Comissão Europeia, 500 mil pessoas chegaram à UE em busca de asilo.

Os ministros do Interior da UE devem pronunciar-se sobre o plano de emergência na segunda-feira, durante uma reunião extraordinária em Bruxelas. Vários países, em particular do leste da UE, não querem receber mais refugiados e são contrários à adoção de um sistema permanente.

 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados