Papa Francisco canoniza primeiro santo do Sri Lanka
Beato Joseph Vaz foi canonizado em missa para 500 mil pessoas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Beato Joseph Vaz foi canonizado em missa para 500 mil pessoas
O papa Francisco canonizou nesta quarta-feira (14) o beato Joseph Vaz (1615-1711), nascido na Índia, mas morto no Sri Lanka, onde viveu para defender os católicos de perseguições calvinistas. Dessa forma, Vaz se tornou o primeiro santo do Sri Lanka, país cuja minoria da população é católica. “A liberdade religiosa é um direito humano fundamental”, ressaltou o Pontífice durante a cerimônia, realizada no parque urbano Galle Face Green, na cidade de Colombo.
De acordo com o Vaticano, mais de 500 mil pessoas participaram da missa. “Que os cristãos deste país possam ser confirmados na fé e darem uma contribuição ainda maior à paz, à justiça e à reconciliação na sociedade do Sri Lanka”, disse Francisco. Vaz, que foi beaticado há 20 anos pelo papa João Paulo II, foi elogiado por Francisco por ter sido um “missionário da periferia”. Disfarçando-se de mendigo, Vaz fugia da colonização holandesa para pregar o catolicismo. Logo depois da missa de canonização, o Papa seguiu viagem para Madhu para visitar o Santuário de Nossa Senhora do Rosário.
A cidade já foi palco de conflitos entre a população de etnia tâmil e o governo central. Com confrontos sangrentos até 2009, a zona de 160 hectares do santuário acabou se tornando um centro de acolhimento de refugiados, graças aos trabalhos de bispos locais que desmilitarizaram a região. No local, Francisco fez um discurso lamentando o “sangue” derramado nos confrontos no Sri Lanka. “Um longo conflito dilacerou o coração do país e muitas pessoas, do norte ao sul, foram mortas em atos de violência nos últimos anos. Ninguém pode se esquecer dos trágicos eventos ligados a esse lugar”, disse. O Papa também rezou para que as comunidades tâmil e cingalesa “reconstruam a união que foi perdida” nas guerras. Francisco iniciou ontem sua viagem ao Sri Lanka, como parte de um giro pela Ásia que terminará na semana que vem, nas Filipinas.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Defensoria Geral em MS emite nota de pesar sobre falecimento de defensora pública
Falecimento da defensora pública Glaucia Silva Leite
Guilherme Caribé é prata nos 100m livre no Mundial de piscina curta
De quebra, ele estabeleceu novo recorde sul-americano
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.