Conselho de Segurança da Organizações Unidas reúne-se hoje à tarde

O Conselho de Segurança da Organizações Unidas (ONU) reúne-se hoje (4) à tarde para debater uma proposta do governo da Rússia sobre pausas humanitárias na operação militar aérea da Arábia Saudita no .

De acordo com diplomatas russos, o pedido da reunião foi motivado pela preocupação com o crescente número de vítimas civis do conflito no Iêmen.

Porta-voz da missão russa na ONU, Aleksey Zaytsev informou que as consultas, com portas fechadas e de caráter informal, serão sobre “possíveis pausas humanitárias nos ataques aéreos”.

Segundo Zaytsev, é preocupante o aumento da violência no Iêmen, onde uma coligação liderada pela Arábia Saudita realiza ataques aéreos contra os rebeldes xiitas huthis, que, em setembro, tomaram várias regiões do país e forçaram o presidente Abd Rabbo Mansour Hadi a fugir para o território saudita. A ONU considera Mansour Hadi o presidente legítimo do Iêmen.

Os huthis conquistaram a capital Sana em fevereiro e, no mês passado, avançaram para a cidade portuária de Aden, refúgio de Hadi.

Na quinta-feira (1º), a chefe para ajuda humanitária da ONU, Valerie Amos, afirmou estar “extremamente preocupada” com a morte de civis no Iêmen, depois de várias fontes terem indicado que 519 pessoas morreram e quase 1,7 mil ficaram feridas em duas semanas de confrontos.