Naufrágio mata refugiados sírios que tentavam chegar à Grécia

Pelo menos 12 pessoas morreram no naufrágio neste sábado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Pelo menos 12 pessoas morreram no naufrágio neste sábado

Pelo menos 12 pessoas morreram neste sábado (17) no naufrágio de uma barca com refugiados sírios que tentava chegar à ilha grega de Lesbos após zarpar da costa da Turquia.

A barca tinha partido de um ponto do município turco de Ayvacik, ao norte de Lesbos, mas, durante a madrugada, a embarcação virou e alguns refugiados conseguiram ligar para a Guarda Costeira turca, segundo informa o jornal “Hürriyet”.

As equipes de resgate conseguiram salvar 25 pessoas, além de recuperar os 12 corpos. As buscas continuam, pois segundo os testemunhos dos sobreviventes, na embarcação viajavam entre 48 e 52 pessoas.

A ilha grega de Lesbos, junto com as de Quios e Kos mais ao sul, é um dos destinos mais procurados pelos refugiados sírios que tentam chegar a um país da União Europeia para pedir asilo.

A Turquia abriga cerca de dois milhões de refugiados sírios e, embora lhes permita uma estadia indefinida como “hóspedes” e lhes ofereça ajudas materiais, não lhes reconhece o status de refugiados nem facilita a integração de seus filhos no sistema escolar turco.

Conteúdos relacionados