O gravador de voz do cockpit foi encontrado perto do local onde estava o gravador de dados do voo

Mergulhadores recuperaram nesta terça-feira a caixa-preta com a gravação das conversas do cockpit do avião da em meio aos destroços da aeronave, disse um investigador da Indonésia à Reuters, em um passo decisivo para se descobrir a causa do que matou 162 pessoas.

O voo QZ8501 da AirAsia Indonesia perdeu contato com a torre de controle de tráfego aéreo em meio ao mau tempo em 28 de dezembro, percorrido menos da metade de um trajeto de duas horas entre a segunda maior cidade indonésia, Surabaya, e Cingapura. Não houve sobreviventes.

O gravador de voz do cockpit, que mantém as duas últimas horas de conversas entre os pilotos e os controladores de tráfego aéreo, foi encontrado perto do local onde estava o gravador de dados do voo, recuperado na segunda-feira no fundo do mar de Java.

Quando perguntado se a chamada caixa-preta tinha sido encontrada, Santoso Sayogo, investigador do Comitê Nacional de Segurança no Transporte, disse à Reuters: “Nós podemos confirmar”.

Juntas, as caixas-pretas, que na verdade são laranjas, contém informações cruciais para ajudar os investigadores que apuram os acontecimento que levaram à queda do Airbus A320-200 no mar.

Os investigadores podem precisar de até um mês para completar a leitura dos dados.