Kiran Gandhi queria incentivar mulheres a não terem vergonha da menstruação

Se para algumas mulheres a menstruação pode significar constrangimento e até o cancelamento de algum compromisso, isso não é um problema para Kiran Gandhi, baterista da banda M.I.A. Em preparação durante um ano para disputar a maratona de Londres em abril de 2015, Kiran ficou menstruada bem no dia da competição e correu todo o percurso sem absorvente.

Em entrevista ao site da revista Cosmopolitan, a jovem de 26 anos contou que tomou a decisão em forma de protesto para que as mulheres não tenham vergonha da menstruação. “Dizem aos homens que os mamilos podem sangrar devido ao contato entre a camisa e a pele. Fiquei preocupada que um absorvente poderia ter o mesmo efeito… No ano passado, minha amiga estava esperando iniciar seu período… Ela colocou um absorvente dentro do sutiã , caso ela ficasse menstruada. Ao fazer isso, até hoje ela tem uma pequena cicatriz em seu peito por conta da irritação que o absorvente provocou. Isso me fez não querer correr com um absorvente”, contou.

Mesmo tendo sido alertada por uma corredora do sangramento em sua calça, Kiran optou por terminar a corrida. Para ela, a maratona lhe deu um sabor de apoio e pensamento racional de que ambos os sexos devem compreender essa batalha mensal que as mulheres enfrentam sem serem criticadas. Kiran ainda não decidiu se correrá outra maratona no futuro.