Inglês cria fundo na internet para população ajudar a Grécia

Grécia não deve pagar nesta terça-feira a parcela de 1,6 bilhão da dívida com o FMI

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Grécia não deve pagar nesta terça-feira a parcela de 1,6 bilhão da dívida com o FMI

A crise na Grécia pode afetar toda a Zona do Euro e, por isso, um britânico de 29 anos resolveu criar um site onde as pessoas podem fazer compras de produtos gregos . Chamado pelo criador de “Fundo de Resgate Grego”, o site promete repassar todo o dinheiro adquirido para o governo grego quitar a parcela de 1,6 bilhão de euros da dívida com o FMI (Fundo Monetário Internacional).

No site criado pelo britânico, que diz ter 29 anos, ele afirma que se cada um dos cerca de 503 milhões de habitantes da União Europeia contribuir com 3 euros, será possível salvar a Grécia de dar o calote. Até o momento, 12 mil pessoas compraram alguns produtos, e foram arrecadados 186.753 euros.

Para mostrar que o valor é “simbólico”, a página afirma que 3 euros é pouco a mais que um britânico paga por uma dose de bebida nos PUBs locais.

Entre os itens comercializados no site estão um cartão postal “enviado da Grécia por Alex Tsipras, primeiro-ministro grego”, uma salada de folhas, uma garrafa de ouzo – uma bebida grega feita com aniz -, ou ainda uma garrafa de vinho grego. O destaque é uma viagem ao país europeu para duas pessoas, que custaria 5 mil euros.

As compras variam de 3 euros a 1 milhão de euros – “para aqueles que tiverem bom coração”. O site promete entregar os produtos até o mês de agosto deste ano.

O Ministro Das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, afirmou que o país não vai pagar a parcela da dívida nesta terça-feira, data em que se expira o prazo.

Conteúdos relacionados