Indonésia localiza quinta grande parte de avião da AirAsia
Peças são de aeronave que caiu; até agora 31 corpos já foram recuperados.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Peças são de aeronave que caiu; até agora 31 corpos já foram recuperados.
Equipes de busca por destroços do avião de passageiros da AirAsia que caiu com 162 pessoas a bordo identificaram mais uma grande parte da aeronave no mar, informou o chefe da agência de busca e salvamento da Indonésia neste domingo (4). Agora, já são cinco os objetos encontrados, de acordo com informações da agência de notícias Reuters. Neste sábado, as equipes já haviam anunciado a localização de quatro grandes objetos.
Uma força-tarefa multinacional de navios, aviões e helicópteros está vasculhando o norte do mar de Java e o litoral do sul de Bornéu para recuperar os corpos das vítimas e localizar os destroços do voo QZ8501 e seus gravadores de caixa-preta. Ainda de acordo com a Reuters, as condições meteorológicas dificultam as operações de busca. O último balanço aponta que 31 corpos foram recuperados.
Pequenos pedaços da aeronave e outros destroços também foram encontrados, mas não houve nenhum sinal de gravações de voo cruciais – as chamadas caixas-pretas que os investigadores esperam possam desvendar a sequência de eventos na cabine de comando durante os minutos finais do voo.
Outro oficial, Supriyadi, que está coordenando a operação do porto de Pangkalan Bun em Bornéu, disse mais cedo que pouca visibilidade tinha dificultado os esforços para capturar imagens dos objetos com os veículos operacionais remotos submarinos (ROVs).
“A visibilidade é de apenas dois metros”, disse ele. “Está nublado, tornando-se difícil para as câmeras detectarem”.
Mergulhadores, incluindo uma equipe de especialistas russos que acabam de chegar em Pangkalan Bun, poderão investigar os destroços suspeitos no domingo, se o tempo melhorar, disseram as autoridades.
A Rússia enviou dezenas de mergulhadores para participar das buscas, assim como dois aviões, um deles anfíbio, detalhou Soelistyo.
Os familiares das vítimas se preparavam neste sábado para novos enterros em Surabaya, de onde partiu o avião. Nessa cidade foi instalado um centro de crise para a identificação dos corpos.
Problemas com autorização
Um porta-voz do ministério dos Transportes indonésio afirmou neste sábado em um comunicado que a AirAsia não contava com a autorização para voar no corredor Surabaya-Cingapura no domingo, e que não solicitou a mudança no plano de voo.
“O Airbus voou no corredor aéreo em um horário em que a companhia não tinha autorização”, declarou o diretor-geral de transportes aéreos, Djoko Murjatmodjo. “Infrigiu a permissão de voo, o horário autorizado, e isso é um problema”, explicou.
O piloto do avião da AirAsia pediu para ganhar altitude na tentativa de evitar as tempestades, mas não recebeu imediatamente a autorização por causa do intenso tráfego aéreo que havia no momento. Pouco depois, a aeronave desapareceu do radar.
Djoko Murjatmodjo afirmou que todas as companhias aéreas indonésias serão, em breve, submetidas a um controle.
“A partir de segunda-feira, examinaremos todas as companhias aéreas na Indonésia, para verificar se há infrações dos corredores de voo, dos horários e dos planos de voo, incluindo todos os voos da AirAsia Indonésia”, explicou o alto funcionário.
O dirigente de AirAsia Indonésia, Sunu Widyatmoko, disse à imprensa que a empresa não fará nenhum comentário antes que acabe a investigação.
O Airbus A320-200 que caiu no mar era explorado pela companhia AirAsia Indonesia, filial da companhia da Malásia AirAsia, elevando, assim, para tres o número de acidentes fatais para a aviação malásia em 2014, após a queda de outros dois aviões da companhia Malaysia Airlines (voos MH370 e MH17).
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.