Favorita às primárias do Partido Democrata, a ex-secretária de Estado discursou em defesa da classe média

Hillary Clinton lançou hoje, com um grande comício em Nova York, a sua pré-candidatura à presidência dos Estados Unidos. Ela tenta ser indicada pelo partido democrata para disputar as eleições do ano que vem. Estavam presentes para apoiá-la o marido e ex-presidente Bill Clinton e a filha do casal, Chelsea. O discurso de Hillary foi focado na defesa da classe média. “Prosperidade não pode ser apenas para CEOs e gerentes de fundos financeiros; a democracia não pode ser apenas para bilionários e empresas”, disse. ” A América não pode ter sucesso a menos que você ter sucesso”. A pré-candidata se comprometeu, caso seja eleita, a lutar pelos trabalhadores americanos e reformar do código tributário do país.

Grande favorita às primárias do Partido Democrata, a ex-primeira-dama e ex-secretária de Estado americano de 67 anos já havia anunciado em 12 de abril as suas intenções de disputar as eleições do ano que vem. Desde então, Hillary vinha participando de pequenas reuniões, principalmente nos estados de Iowa (centro) e New Hampshire (nordeste).

Segundo pesquisa da Universidade Quinnipiac, publicada no final de maio, Clinton teria 57% dos votos de eleitores democratas, muito à frente do senador de Vermont Bernie Sanders (15%) e mais ainda do vice-presidente Joe Biden (9%), que até o momento não lançou sua candidatura. De acordo com a consulta, só os republicanos Rand Paul e Marco Rubio representariam uma ameaça para Clinton.