Os sintomas desta misteriosa doença são dor de cabeça

Uma doença misteriosa causou a morte de 17 pessoas no sudoeste da Nigéria, declarou neste sábado um porta-voz do governo regional.

“Dezessete pessoas morreram por uma doença misteriosa desde sua aparição no começo da semana na cidade de Ode Irele”, no estado de Ondo, declarou à AFP o porta-voz do estado, Kayode Akinmade.

Os sintomas desta misteriosa doença são dor de cabeça, perda de consciência e de peso e problemas de vista, seguidos de morte em 24 horas.

Os exames efetuados até agora não indicaram que pode se tratar de uma doença viral ou de Ebola, em particular, afirmou o porta-voz.

O Ebola, uma febre hemorrágica de origem viral, deixou desde 2014 mais de 10.600 mortos, principalmente na Libéria, Serra Leoa e Guiné, mas também afetou a Nigéria.

Segundo Akinmade, que declarou que a doença não havia se propagado fora da cidade, especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS), do ministério nigeriano da Saúde e outros colaboradores se reuniram em Ode Irele para lutar contra a infecção.

As amostras de fluidos corporais dos afetados pela doença foram enviadas neste sábado ao hospital universitário de Lagos, onde estão sendo analisadas, segundo informou um porta-voz da OMS.