Coalizão destrói centro de comando do Estado Islâmico no Iraque

Coalizão diz que destruição irá prejudicar operações e abastecimento do EI

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Coalizão diz que destruição irá prejudicar operações e abastecimento do EI

A coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos bombardeou e destruiu um importante centro de comando do grupo jihadista EI (Estado Islâmico) na região de Ramadi, no oeste do Iraque, de acordo com um comunicado da força de coalizão divulgado nesta quarta-feira (9).

Um vídeo que acompanha o comunicado do ataque aéreo contra um campo de futebol mostra uma enorme explosão secundária no local.

O estádio servia de centro de comando (para o EI) na região de Ramadi e era utilizado para armazenar grandes quantidades de explosivos, armas e munições”, afirma a coalizão no comunicado.

“A destruição do local irá perturbar de forma significativa a capacidade (do EI) para conduzir suas operações e garantir o abastecimento de seus combatentes em Ramadi”, segundo o texto.

Ramadi, capital da província de Al-Anbar, caiu nas mãos do EI em maio. Sua perda foi o maior revés para as forças iraquianas desde a conquista pelos jihadistas de áreas inteiras no Iraque em sua ofensiva lançada em junho de 2014.

Desde então, apoiados pelos ataques da coalizão internacional, os militares iraquianos conseguiram ganhar terreno. Mas a grande maioria da vasta província de Al-Anbar, que faz fronteira com a Síria, onde o EI também está presente, esta fora do controle do governo.

Conteúdos relacionados