Cerca de 54 mil crianças podem ter sido afetadas por ciclone, diz Unicef
O ciclone Pam teve seu pico de intensidade ontem à noite
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ciclone Pam teve seu pico de intensidade ontem à noite
Segundo a agência das Nações Unidas, escolas, igrejas e centros comunitários do arquipélago de Vanuatu estão sendo usados como abrigos de emergência para a população. “Muitos destes edifícios também podem ter sofrido danos estruturais”, alertou o Unicef.
O órgão das Nações Unidas acrescentou que hospitais, sistemas de distribuição de eletricidade e de abastecimento de água, além das redes de comunicações também foram “fortemente” danificadas em todo o território, incluindo na capital Port Vila.
A fúria do ciclone tropical, que pode provocar um dos piores desastres naturais da história do Pacífico, segundo a ONU, atingiu outros territórios insulares do Pacífico, como Kiribati, Tuvalu e as Ilhas Salomão, provocando dezenas de mortes.
“O Unicef está no terreno nos países afetados, fornecendo assistência imediata. As necessidades mais urgentes incluem o fornecimento de recipientes de água, pastilhas de purificação, sabão e instalações sanitárias temporárias”, informou a organização.
Segundo comunicado, serão necessários, inicialmente, mais de US$ 2 milhões para atendimento das necessidades imediatas dos países afetados. Os recursos serão usados no fornecimento de itens de higiene, saúde, educação, nutrição e serviços de proteção, além de obra de saneamento.
O Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU afirmou que ainda não existem números oficiais de vítimas e feridos, mas indicou que algumas informações apontam para a morte de pelo menos 44 pessoas na província de Penama, no centro de Vanuatu.
Até o momento, foi confirmada a morte de seis pessoas em Port Vila, onde vivem cerca de 40 mil pessoas. Segundo as autoridades locais, 80% das casas da cidade ficaram seriamente danificadas.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Defensoria Geral em MS emite nota de pesar sobre falecimento de defensora pública
Falecimento da defensora pública Glaucia Silva Leite
Guilherme Caribé é prata nos 100m livre no Mundial de piscina curta
De quebra, ele estabeleceu novo recorde sul-americano
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.