Autoridades alertaram que chuvas pesadas e enchentes devem continuar por vários dias

Um poderoso ciclone atingiu o nordeste da nesta sexta-feira, destruindo casas, derrubando árvores, interrompendo o fornecimento de eletricidade e provocando enchentes, enquanto uma segunda tempestade danificou as comunicações com uma ilha no norte, onde também são esperados danos severos.

Dezenas de milhares de pessoas recorreram aos abrigos que puderam antes da chegada quase repentina do ciclone Marcia ao Estado de Queensland, que ganhou força poucas horas antes de chegar ao continente como uma tempestade de categoria 5 –a mais alta na escala.

Os serviços de emergência sofreram para retirar os moradores de milhares de casa no caminho do Marcia, até abandonarem o local e alertar a qualquer pessoa que não tivesse saído a se proteger para evitar os ventos de até 285 km/h.

As linhas ferroviárias para os portos, que fazem parte da economia de 218 bilhões de dólares de Queensland baseada nas commodities, foram interrompidas.

Não houve relatos de mortos ou feridos, e os meteorologistas disseram que os piores ventos diminuíram de intensidade à noite e reduziram a categoria do ciclone para 2. Mas autoridades alertaram que chuvas pesadas e enchentes devem continuar por vários dias.