Campanha da ONU pede perfis em redes sociais ‘emprestado por um dia’

O objetivo: contar as histórias de trabalhadores  e sobreviventes de crises ao redor do mundo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O objetivo: contar as histórias de trabalhadores  e sobreviventes de crises ao redor do mundo

Não é uma doação de dinheiro, nem comida ou roupas. A ONU pede que você doe seus perfis em redes sociais por um dia. O objetivo: contar as histórias de trabalhadores humanitários e sobreviventes de crises ao redor do mundo.

A campanha #ShareHumanity começou semana passada, como parte da comemoração do Dia Mundial Humanitário no próximo 19 de agosto. A data foi criada para homenagear todos os trabalhadores humanitários e funcionários das Nações Unidas que morreram em suas missões. O dia escolhido homenageia o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, morto em um ataque no Iraque, em 2003.

‘Os jovens de hoje podem não ter o dinheiro para doar, mas têm seus seguidores. É isso que estamos pedindo, que ajudem essas histórias a serem contadas e ouvidas’, disse Alexandra Eurdolian, chefe das mídias sociais do OCHA, ao site Mashable, que primeiro noticiou o assunto.

Se inscrevendo, o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) irá postar histórias de sobrivência e ativismo. Entre elas, de uma menina de 12 anos na Nigéria que procura seu irmão, de uma criança síria em um campo de refugiados na Jordânia, e a experiência de um guia himalaio entregando comida no Nepal.

Na lista de pessoas que já aderiram está o jogador Kaká, a tenista Maria Sharapova, a jornalista Christiane Amanpour e a vencedora do Nobel Malala Yousafzai.

‘Há um limite para o que a ONU pode fazer. Queremos que as pessoas se inspirem para fazer uma diferença na vida dos outros ao redor do mundo’, diz Natasha Scripture do dia.

A ONU e suas agências parceiras esperam ajudar 80 milhões de pessoas em situações vulnerável este ano, e precisa de US$ 20 bilhões para isso. A campanha é um jeito de conscientizar sobre o tamanho das crises globais.

Quer ajudar doando suas redes? Vá em www.worldhumanitarianday.org e se inscreva.

Conteúdos relacionados