Avião movido a energia solar que viajará o mundo decola de Abu Dhabi

Volta ao mundo será feita por dois suíços, desenvolvedores do projeto

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Volta ao mundo será feita por dois suíços, desenvolvedores do projeto

O avião Solar Impulse 2, movido inteiramente a energia solar, decolou nesta segunda-feira (9), de Abu Dhabi, marcando o início da primeira volta ao mundo de uma aeronave que funciona sem uma gota de combustível.

Construído na Suíça, o SI2 partiu do aeroporto Al Bateen com o fundador da empresa, André Borschberg, e o cofundador, Bertrand Piccard. O avião pousa no mesmo local ainda nesta segunda.

A ideia do modelo, segundo os desenvolvedores do projeto, é encorajar a substituição de tecnologias poluentes empregadas na aviação por formatos limpos e eficientes.

O Solar Impulse 2 tem 17.248 células fotovoltaicas que captam energia solar. Elas recarregam quatro baterias que pesam, cada uma, 633 kg. Suas asas têm 72 metros de extensão e a aeronave pesa 2.300 kg.

A dupla deve fazer escalas em Omã, Índia, Mianmar e China antes de cruzar o Pacífico em direção ao Havaí, nos Estados Unidos.

Ainda nos EUA, se dirigem ao Arizona e, depois, a Nova York. Em seguida, cruzam o Atlântico rumo à Europa ou Marrocos antes de encerrar a viagem em Abu Dhabi, no fim de julho.

O avião alcançará altitude de 8.500 metros durante o dia para captar os raios solares. De noite, o Solar Impulse 2 desce para 1.500 metros, quando terá que voar sobre o oceano.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados