Nobukazu Kuriki tem 33 anos

Um alpinista japonês que perdeu nove dedos das mãos está perto de atingir o pico mais alto do mundo, o Monte Everest, no Nepal.

Os últimos contatos feitos com Nobukazu Kuriki, de 33 anos, sugerem que ele atingiu o South Col, passagem entre o Monte Lhotse, o quarto maior do mundo, e o Everest, local onde os alpinistas costumam acampar antes da última subida.

O japonês é a primeira pessoa a tentar alcançar o topo do monte desde o terremoto de abril, que devastou o Nepal. É a sua quinta tentativa nos últimos seis anos – em 2012, ele ficou preso em um buraco de neve a 8,3 mil metros de altura, sob temperaturas inferiores a -20°C, e acabou perdendo nove dedos das mãos por causa do congelamento.

A expectativa era que ele descansasse por um período de sete a oito horas no South Col antes de partir para a última parte do desafio.

Segundo Ang Tsering, presidente da Associação Nepalesa de Montanhismo, não é incomum que os alpinistas iniciem o trajeto à noite para atingir o topo do Everest ao amanhecer.

Enfrentar o trecho final durante a madrugada permite aos montanhistas chegar ao pico e descer dele sob a luz do dia. Além disso, a ausência do calor do sol pode diminuir o vento. “Esperamos que ele seja bem-sucedido e volte bem”, disse Tsering.

Kuriki, que chegou ao Nepal há mais de um mês para se acostumar com o clima, é até agora a única pessoa a agendar uma subida ao Everest durante o outono, período do ano em que a tarefa é ainda mais desafiadora.

Ele está seguindo a mesma rota utilizada por Edmund Hillary e Tenzing Norgay em 1953, quando se tornaram as primeiras pessoas a atingir o topo da montanha.