Pular para o conteúdo
Variedades

Você sabia? Antas são conhecidas como jardineiras das florestas e do Pantanal

O maior mamífero terrestre da América do Sul tem ciclo engenhoso para a ecologia
Karina Campos -
Compartilhar
antas
Adulto e filhote de antas (Divulgação, Incab-Ipê)

O ciclo da vida das gigantes antas é surpreendente e notoriamente curioso, por exemplo, como emitem o som “fofinho” para se comunicar. O maior mamífero terrestre do Brasil e da América do Sul é conhecido como jardineiro das florestas e do Pantanal de Mato Grosso do Sul.

A espécie é uma das protagonistas na Serra do Amolar, no Pantanal de Corumbá, ponto de atuação do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), que explica sobre o monitoramento na região reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. “A anta, símbolo da riqueza natural do Pantanal”.

A anta mede, em média, dois metros e pesa 200 kg. Contudo, apesar do tamanho, pouca gente sabe que o animal é um verdadeiro engenheiro ecológico.

Por que jardineira?

A presença da anta no ambiente natural é vital para o equilíbrio dos ecossistemas, pois, ao se alimentar de frutos e dispersar sementes por longas distâncias, contribui para a regeneração das florestas e a manutenção da biodiversidade.

Segundo o projeto Eco 21, as antas são animais herbívoros que ingerem entre oito e nove quilos de alimento por dia, incluindo folhas, ramos, brotos, caules, cascas de árvores, plantas aquáticas e frutos.

As sementes dos frutos consumidos chegam ao estômago do animal e são potencializadas. “Com uma área de uso de aproximadamente 500 hectares (cerca de 500 campos de futebol), a anta é uma ótima dispersora de sementes por todo o seu habitat, sendo este o principal papel ecológico desempenhado por este animal. As antas são grandes responsáveis pela formação e manutenção da biodiversidade”, descreve.

Necessidade de proteção

Antas também são encontradas na área urbana, vistas com frequência em ruas e avenidas de Campo Grande. Contudo, estão sujeitas à contaminação por químicos, poluição e lixo; transmissão de doenças para antas expostas a seres humanos e animais domésticos; colisão veicular; caça; e, ataques de cachorros.

Em caso de avistamentos de antas, lembre-se que se trata de um animal silvestre que deve ser respeitado. Desfrute do privilégio do avistamento, mas tome os devidos cuidados, pois não se trata de um animal doméstico.

A anta é o maior mamífero terrestre da América do Sul e, quando se sente contida ou ameaçada, pode atacar, por isso não se aproxime. Não alimente o animal e impeça que outras pessoas façam isso.

Caso o animal esteja em um local que apresente riscos para si mesmo ou para a população, entre em contato com os órgãos responsáveis — Polícia Militar Ambiental, CRAS ou CETAS.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados