A poucos dias para o Carnaval 2025, os brasileiros se preparam para curtir a folia. Seja nos blocos de rua, em clubes ou assistindo aos desfiles das escolas de samba, é comum os foliões aproveitarem o momento para beijar na boca. O gesto, contudo, pode acarretar problemas, quando a higiene é negligenciada.
De acordo com dentista e CEO da PróRir, Alexandre Ravani, algumas dicas podem ajudar a cuidar da saúde bucal durante o festejo. A primeira delas é ficar sempre atento aos sintomas que podem ser associados à mononucleose ou doença do beijo. Os principais indícios são: febre, dores de cabeça, aumento dos gânglios, ínguas no pescoço e lesões brancas na boca e garganta.
A candidíase oral também pode se manifestar através de sintomas como manchas brancas, vermelhidão e rachaduras na língua, além de dificuldade para engolir. A herpes também merece atenção no momento do beijo. Essa pode ser identificada por meio de lesões bolhosas no entorno da boca, ardor, coceiras, febre e dor de cabeça. Vale ressaltar que ambas as doenças são transmissíveis por saliva.
“Por se tratarem de doenças contagiosas pelo contato direto, o ideal é não compartilhar objetos pessoais como copos, talheres e batom. E sempre que possível, evitar tocar nos lábios e procurar um médico ao perceber os primeiros sintomas”, indica Ravani.
Evite excesso de álcool e açúcar
Outra dica é evitar o abuso de álcool e açúcar, que deixam o indivíduo mais suscetível a desenvolver cárie. O ideal é alternar o consumo de bebidas alcoólicas com goles de água, para evitar o mau hálito e prevenir a desidratação, que pode prejudicar a proteção dos dentes.
Quanto ao açúcar, o consumo de bebidas e comidas açucaradas durante o carnaval também pode ser um aliado na proliferação de cáries. “Modere o consumo desses itens e, se possível, faça bochechos com água ou enxaguante bucal sem álcool após o consumo de alimentos doces”, diz o dentista.
Proteja lábios e dentes
A região dos lábios está sujeito ao câncer de pele, portanto é preciso ter maior cuidado e lembrar sempre de aplicar protetor solar. “Ele vai te deixar livre das queimaduras e ainda vai evitar o ressecamento da boca, dando mais conforto para você curtir o feriado”, explica Ravani.
Além disso, é sempre bom lembrar que abrir garrafas com os dentes podem ocasionar acidentes sérios, como fraturas dentais, lesões na gengiva e cortes profundos nos lábios. “O uso inadequado dos dentes é responsável por quase 20% dos acidentes bucais. Então leve um abridor de garrafas no bolso e evite acabar com a folia antes da hora”, afirma o dentista.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!