Imagina ao invés de comprar um frasco de shampoo, você sair do mercado ou da farmácia com uma barra para esfregar na cabeça? Parece estranho, não é? Mas é a nova de beleza que vem ganhando o mundo e que está aparecendo em 2021 no Brasil: os shampoos em barra! Se você está aí pensando se um shampoo sólido é bom ou não, e deseja conhecer melhor essa nova opção para seus cabelos, vamos te contar tudinho.

De forma resumida, shampoo em barra nada mais é que uma versão sólida do seu velho conhecido shampoo líquido. Por isso, muita gente costuma chamá-lo também de shampoo sólido. O produto foi criado nos devido à proibição de transportar líquidos nas bagagens dos passageiros nos aviões.

O shampoo sólido tem exatamente a mesma função que a versão líquida, agindo sobre os fios e trazendo , hidratação, brilho e outros benefícios para seu cabelo e seu couro cabeludo. O que muda aqui, obviamente, é a apresentação do produto: ao invés de estar engarrafado, o shampoo sólido vem em formato de uma barra seca.

Esse tipo de shampoo está sendo muito usado por pessoas veganas, não só por ser um produto natural, mas também pela praticidade em usá-lo no dia a dia. Conheça outras ótimas vantagens:

  • Ecologicamente correto;
  • Livre de químicas como parabeno, sulfato e corante;
  • Não agride os fios;
  • Ideal para pessoas alérgicas ou com o couro cabeludo sensível;
  • Indicado para todos os tipos de cabelos, inclusive cacheados e crespos;
  • Dura mais que o shampoo líquido, pois a barra é mais concentrada;
  • Ideal para cabelos tingidos, pois preserva a cor por mais tempo.

Como é feito?

Shampoo em barra: a nova moda que vem ganhando espaço no mundo

Diferentemente dos shampoos tradicionais, a produção das versões sólidas da B.O.B não realiza a saponificação (fabricação de sabão), um processo amplamente utilizado pelo mercado.

A saponificação leva soda cáustica e deixa o pH do cabelo em alcalino, um pH que não combina o pH natural dos cabelos, que é ácido. Por isso, o agente de limpeza utilizado pela B.O.B é um elemento natural, derivado do coco e livre de sulfatos. O resultado é uma espuma cremosa e saudável para os fios.

A concentração dos ingredientes ativos no shampoo sólido é muito maior que na versão líquida. Isso pode soar um tanto quanto óbvio: afinal, como ele é um item sólido, seco, não há espaço para água aqui! Portanto, cada barrinha é um mix altamente concentrado dos princípios ativos.

No caso do shampoo sólido, a diluição desses componentes vai ocorrer durante o uso, debaixo do chuveiro, em contato com a água. Já no shampoo líquido, o produto vem previamente diluído dentro do frasco. Mais de 80% dos shampoos líquidos são compostos por água!

Como usar?

Shampoo em barra: a nova moda que vem ganhando espaço no mundo

A frequência de lavagens dos cabelos é a mesma do shampoo tradicional. Nos fios normais e lisos, a lavagem pode ser em dias alternados; já em fios mais ressecados, a frequência pode ser mais espaçada. Ao contrário do shampoo líquido, que você despeja na mão e aplica sobre os cabelos, no caso do shampoo sólido você esfrega a barrinha diretamente sobre o couro cabeludo, fazendo com que o produto entre em contato com seu cabelo e comece a agir, massageando a área e liberando sua espuma.

Outra forma muito usual é esfregar o shampoo sólido nas mãos até criar uma certa quantidade de espuma e, a partir daí, aplicar no couro cabeludo e na base dos fios.

Feita a lavagem, quem gosta de condicionar os fios pode concluir o banho utilizando o…condicionador em sólido, é claro! O grande companheiro do shampoo também ganhou versão sólida, e pode ser usado em parceria com o seu shampoo sólido escolhido.

No caso do condicionador em barra (ou condicionador sólido), basta esfregar a barrinha nas mãos até liberar uma certa quantidade de produto e, então, aplicar nos fios — sempre no sentido até as pontas, evitando o couro cabeludo e a raiz dos cabelos.